quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Nossa Opinião

Cada planta, animal  no meio da natureza tem sua importância pro meio ambiente então por isso que não devemos desmatar nada e não caçar animais pois isso faz mal para a natureza, as vezes um pequeno pássaro pode ter uma grande importância para o ser humano e é a vida .














                                                                                                                                   Pedro H.Hokama
Henrique 
Maeda
Lucas Gaspar

Fontes dos posts foram tirados de Plantas de Meu Canto Verde

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Banana Azul é  uma espécie diferente que pode ser cultivada como arbusto ou arvoreta. Os frutos são muito saborosos em tons de azul metálico.
Mesmo em um terreno pequeno dá para ter uma bela videira em casa. Além dos frutos, que são deliciosos, ela é uma planta ornamental que pode ser cultivada em vaso desde que tenha, no mínimo, 40 cm de diâmetro, e uma treliça, que pode ser feita por você.

É só amarrar dois pedaços compridos de bambu perpendiculares a outros dois de menor tamanho e enterrar os maiores no substrato. Outros materiais podem ser usados, mas o bambu tem a vantagem de ser encontrado e manuseado com mais facilidade.
Mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) é encontrado originariamente na Mata Atlântica, no sudeste brasileiro. Encontra-se em perigo de extinção

Jaguatirica, ocelote ou gato-do-mato é um felino cujo nome científico é Leopardus pardalis ou Felis pardalis, originariamente encontrado na Mata Atlântica e outras matas brasileiras. Distribuída por toda a América Latina, é encontrada também no sul dos Estados Unidos. De hábitos noturnos, passa a maior parte do dia dormindo nos galhos das árvores ou escondido entre a vegetação. Vivem aos pares, o que é raro entre os felinos.No Brasil, ocorre na Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal e Caatinga.
Onça-pintada (Panthera onca), onça, jaguar ou jaguaretê é um mamífero da ordem dos carnívoros, membro da família dos felídeos, encontrada nas regiões quentes e temperadas do continente americano, desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina. É um símbolo da fauna brasileira. Os vocábulos "jaguar" e "jaguaretê" têm origem no termo guarani jaguarete. Na mitologia maia, apesar ter sido cotada como um animal sagrado, era caçada em cerimônias de iniciação dos homens como guerreiros.
 - Jacarandá - árvore maravilhosa para a arborização urbana, caracterizada pela rusticidade, floração decorativa e crescimento rápido. Pode ser utilizada na ornamentação de ruas, calçadas, praças e parques, pois suas raízes não são agressivas. (É largamente utilizada no paisagismo, adornando pátios e jardins residenciais ou públicos, filtrando moderadamente a luz do sol).
Pau-brasil - é um dos nomes populares da espécie Caesalpinia echinata Lam. (echinatasignifica "com espinhos"), uma leguminosa nativa da Mata Atlântica, no Brasil. Seu nome em tupi éibira pitanga, ou "madeira vermelha". 
O nome popular em português deriva da cor de brasa da resina vermelha contida na sua madeira. É conhecido também pelos nomes de brasileto, ibirapiranga, ibirapita, ibirapitã, muirapiranga, orabutã, pau-de-pernambuco, pau-de-tinta, pau-pernambuco e pau-rosado. É também conhecida como pau-ferro por ser mais densa do que a água e não flutuar, o que prejudica o seu transporte no meio fluvial. São também conhecidos como pau-brasil, embora tenham preferencialmente outros nomes, aCaesalpinia ferrea (pau-ferro) e a C. peltophoroides (sibipiruna).
CipósLianas (ou cipós) e trepadeiraspertencem a um grupo de plantas que germinam no solo, mantêm-se enraizadas no solo durante toda sua vida e necessitam de um suporte para manterem-se eretas e crescerem em direção a luz abundante disponível sobre o dossel das florestas. 
 Briófitas: compreende vegetais terrestres com morfologia bastante simples, conhecidos popularmente como "musgos" ou "hepáticas". São organismos eucariontes, pluricelulares, onde apenas os elementos reprodutivos são unicelulares, enquadrando-se no Reino Plantae, como todos os demais grupos de plantas terrestres. A palavra origina-se de bryon (grego)-musgo; e phyton (grego)-planta.
Orquídeas:  são todas as plantas que compõem a família Orchidaceae,  uma das maiores famílias de plantas existentes. Apresentam muitíssimas e variadas formas, cores e tamanhos e existem em todos os continentes, exceto na Antártida, predominando nas áreas tropicais. Majoritariamente epífitas, as orquídeas crescem sobre as árvores, usando-as somente como apoio para buscar luz; não são plantas parasitas, nutrindo-se apenas de material em decomposição que cai das árvores e acumula-se ao emaranhar-se em suas raízes.
Begônias: São, de maneira geral, plantas ornamentais de folhagem característica, e ocasionalmente flores atraentes. Estimativas apontam para cerca de 1000 espécies de begónias. O Angiosperm Phylogeny Group aponta para a cifra de 1400 espécies, o que faz do géneroBegonia um dos 10 maiores do grupo das angiospermas.
Bromélias - Bromeliaceae Juss. é uma família de plantas floríferas pertencente à ordem Poales, representada pelasbromélias (Bromelia sp.). São quase exclusivamente originárias das Américas, principalmente das florestas tropicais, com apenas um gênero originário da costa da África Ocidental, no Golfo da Guiné. São aproximadamente 1.400 espécies em 57 gêneros. O gênero Ananas é muito cultivado na América do Sul para se produzir a fruta abacaxi. O gênero Bromeliaé cultivado em todo mundo para o paisagismo de jardins.


Palmeiras:  Palmeira é o nome comum da Arecaceae, anteriormente conhecida como Palmae ou Palmaceae, a única família botânica da ordem Arecales. Pertencem a esta família plantas muito conhecidas, como o coqueiro e a tamareira, abrangendo cerca de 205 gêneros e 2.500 espécies. Se distribuem pelo mundo todo, mas estão centralizadas nas regiões tropicais e subtropicais.
 Içara ou juçara (Euterpe edulis Martius) é uma palmeira nativa da Mata Atlântica, ameaçada de extinção por superexploração.
Galanthus 
É frequente em regiões de inverno rigoroso, onde há propensão à geadas. Esse gênero só floresce nessa época e deve ser plantada no outono.





Narcisos - narcissus cyclamineus -  A sabedoria popular diz que o início da sua florada revela o término das condições adversas do frio. Atingem cerca de 20 cm de altura e produzem flores de pétalas estreitas e douradas. Quando agrupadas várias plantas em recipientes grandes, criam um belo arranjo.
O caule da planta inclina-se antes da flor, pendendo de forma a que a flor esteja virada para baixo em vez de para cima. Um outro mito disseminado, isto se dá porque Narciso, o personagem mitológico, estava  olhando  para baixo , para o seu próprio reflexo, quando foi transformado na flor. Senão, o caule estaria direito e firme. É originária de Portugal e pertence à família das  Amaryllidaceae.
Iris L. é um género de plantas com flor, muito apreciado pelas suas diversas espécies, que ostentam flores de cores muito vivas. São, vulgarmente, designadas como lírios, embora tal termo se aplique com mais propriedade a outro tipo de flor.

É uma flor muito frequente em jardins. O termoíris é compartilhado, contudo, com outros géneros botânicos relacionados, da família Iridaceae. O termo pode ainda aplicar-se a uma subdivisão neste género.
Iris reticulata - aparecem geralmente a partir de final do inverno para primavera.Sua flores variam de azul claro ao violeta profundo com toques central amarela no meio de cada pétala.

Os detalhes destas flores são incríveis, cada uma com seis pétalas longas. Metade deles são retos e os outros são ligeiramente curvos. Isto lhe dá uma aparência exclusiva que o diferencia de muitos outros tipos de flores ao seu redor.
Minhas orquideas estão doentes, e estou sem tempo para postar. Apesar do "refresco" que foi minha viagem de fim de semana a Angra dos Reis, continuo sem tempo para postar no blog. Mas asorquideas precisam de mim, então tenho que ter tempo sempre para elas.

Quanto às orquídeas, estou adubando com um composto (superthrive) que comprei e estão melhorando, pelo menos as partes marrons já saíram. Aliás tem um blogueiro especialista emorquídeas que consulto quando me surgem dúvidas e sempre visito. O blog é  "Las orquídeas de IvánArroyo " . Recomendo para quem gosta de cultivar orquídeas, ver belas fotos e para aprender mais sobre elas. Quanto ao tempo, continua escasso. Faz lembrar Nana.
Originária da África do Sul, a cor das suas inflorescências  variam de tons de rosa ao vermelho, sendo docemente perfumada (julho-outubro). As folhagens azuis aparecem após a floração.  Deve ser plantada a sol pleno.

Boophane disticha pertence à familia botânica das amarylidaceae. Sua inflorescência  atinge mais ou menos 15 centímetros de largura, e é composta de inúmeras pequenas flores acima de uma única haste.

O gênero é composto por cinco ou seis espécies, sendo  distribuído por toda a África do Sul da África tropical, mas  a Boophane disticha é a mais comum, das espécies, ocorrendo principalmente na região de chuvas de verão. As folhas são dispostas em forma de um ventilador, que pode medir 60 centímetros de diâmetro, na parte superior do bulbo, que geralmente fica na metade acima do solo
Esta planta floresce em pleno sol em locais bem drenados, solos arenosos e também em áreas rochosas. As espécies podem ser plantadas em uma área protegida, embora possa estar seca,  não  tolera  geada.
Eles precisam de solo fértil, solos ricos e boa drenagem. É planta muito rara e de beleza peculiar. Originária da África do Sul, pertence à família botânica das Hyacinthaceae. 

Suas folhas suculentas parecem com a textura do couro. São verdes e muito brilhantes, podem ser cultivadas em qualquer região do Brasil.
De  julho até o final de novembro os pequenos arbustos de  Leucospermum cordifolium fornecem lindas flores vivas salpicadas de amarelo claro para o ouro, passando para laranja e vermelho acobreado.  Muitos visitantes de todo o mundo podem reconhecer  suas flores de arranjos florais que viram no seu próprio país.   Viveiros em Israel, Califórnia, Havaí, Zimbabwe, Austrália e Nova Zelândia produzem grande quantidade de flores de corte de híbridos e cultivares da planta  Sul-Africana.

Na África do Sul é uma planta de muito popular, sendo também utilizada como  flor  de  corte. Em seu ambiente natural, as sementes são coletadas por formigas e armazenadas no solo, germinando posteriormente. Nas primeiras horas da manhã, o fluxo contínuo de nectar atrai uma grande quantidade de pequenos insetos, que por sua vez atraem diversos pássaros e beija-flores.


Leucospermum cordifolium pertence à família Proteaceae, produzindo cerca de 80 espécies diferentes, e é originária do Sul da África.  Ela cresce em  solos ácidos e pobres de nutrientes. Cresce a sol pleno. Outros gêneros da família protea, que produzem flores e plantas ornamentais notáveis, são LeucadendronProtea.

Hymenocallis littoralis é uma bulbosa perene,  variando em altura de 60-70cm e exigindo  sol à sombra parcial para o bom crescimento. Floresce  a partir de meados do verão para outono com flores brancas. É nativa das regiões costeiras do sul do México e América Central. Seu bulbo tem entre 70-10 cm de diâmetro. Com a idade, o bulbo desenvolve um "pescoço" que chega a 4-5 cm de diâmetro. As flores são grandes, brancas e com um perfume de baunilha. Resistente, pode crescer na água, em áreas pantanosas, e também em áreas secas.
 
Amherstia nobilis 
Descoberta em 1826 pelo botânico Nathaniel Wallich ( 1786-1854 ) em um jardim de um monastério em  Burma, tem o seu  nome Amherstia   em homenagem a Lady Sara Amherst, colecionadora e coletora de plantas na Ásia no século dezenove. É considerada a mais bela e nobre das árvores floríferas, a Amherstia nobilis é uma cesalpinácea da família das leguminosas originária de Burma (atual Myanmar), na Indochina.

É também encontrada em estado nativo na Índia, sendo espécie única no gênero, foi introduzida  no Brasil  pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro. É  árvore copada e densamente folhada com porte de 7 a 10 metros de altura.  Floresce praticamente o ano todo, porém a floração intensifica-se a partir de agosto, setembro e durante os meses mais quentes do ano. Suas brotações apresentam duas a três folhas novas pendentes e de coloração marrom avermelhada o que torna a árvore extremamente ornamental mesmo quando sem flores.
Amherstia nobilis 
Descoberta em 1826 pelo botânico Nathaniel Wallich ( 1786-1854 ) em um jardim de um monastério em  Burma, tem o seu  nome Amherstia   em homenagem a Lady Sara Amherst, colecionadora e coletora de plantas na Ásia no século dezenove. É considerada a mais bela e nobre das árvores floríferas, a Amherstia nobilis é uma cesalpinácea da família das leguminosas originária de Burma (atual Myanmar), na Indochina.

É também encontrada em estado nativo na Índia, sendo espécie única no gênero, foi introduzida  no Brasil  pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro. É  árvore copada e densamente folhada com porte de 7 a 10 metros de altura.  Floresce praticamente o ano todo, porém a floração intensifica-se a partir de agosto, setembro e durante os meses mais quentes do ano. Suas brotações apresentam duas a três folhas novas pendentes e de coloração marrom avermelhada o que torna a árvore extremamente ornamental mesmo quando sem flores.
Entre as cidades de Copiapó e Vallenar, região do deserto do Atacama, ocorre entre setembro e novembro,  um fenômeno natural com o florescimento da  Calandrina, Pata-de-Guanaco.  O fenômeno  consiste no aparecimento de uma grande diversidade de flores entre os meses de setembro e novembro.  O nome estranho da planta, deriva de um animal da região, parecido com a Lhama.
A planta da ressurreição, ou Rosa de Jericó,  é um dos mais de 700 espécies do gênero Selaginella , que são plantas primitivas, encaixando-se em algum lugar entre musgos e samambaias na hierarquia da evolução das plantas.  Pertencem a um grupo de plantas conhecidas como   licopódios, cujos membros passam os nomes comuns de pinheiros  e musgos.   São relativamente pequenos  e são encontrados  geralmente em locais úmidos, com musgos e samambaias.   Elas se reproduzem por esporos. Mesmo as suas "folhas" não são realmente as folhas, mas folha como extensões, em vez do tronco. 

 O que distingue a planta da ressurreição de outros  licopódios   é onde ela vive e como  lida com o seu ambiente.  São encontradas do Texas e Arizona ao  sul de El Salvador, a planta da Ressurreição é um morador do deserto.  Quando o solo está úmido após as chuvas, a   planta absorve água e cresce rapidamente, produzindo uma roseta lisa escamosa de hastes de até um pé de diâmetro.   À medida que o solo seca, não se pode armazenar água,  ela  dobra suas hastes em uma bola apertada, uma vez que resseca e entra em um estado de dormência.   Todas as funções metabólicas são reduzidas ao mínimo e parece estar morto.   A planta pode permanecer nesse estado dormente por anos.
Dragão das Canárias, Sangue do Dragão, Dragão dos Jardins  (dragon tree) é como é conhecida a Dracaena draco, da família das Dracaenaceae, o misticismo ronda essa bela árvore. Diz uma antiga lenda, que os dragões ao morrer transformavam-se em dragons tree. Este fóssil vivo é o simbolo natural das Ilhas Canárias (Espanha). 

O exemplar maior e mais famoso encontra-se em Tenerife em Icod de los Vinos, medindo 17 metros de altura e 20 metros de perímetro de sua base. Seu peso estimado é em torno de 150 toneladas, sem contar com as raizes. Sua idade vem sendo discutida. Especula-se em torno de 5 milênios, mas testes recentes indicou ter entre 800 a 1000 anos de idade. Foi declarado no ano de 1927 "Monumento Nacional de interesse Nacional".
Seu tronco cresce em linha reta por 10 anos antes da floração e, em seguida, produz seu primeiro anel de ramos. Sobre cada dez anos, cada eixo dá origem a outro anel de modo que a idade de uma árvore pode ser estimada pela contagem do número de pontos de ramificação para alcançarem o dossel.  A espécie tolera bem a seca sendo de fácil germinação e cultivo. 
Quando cortada, suas cascas ou folhas secretam uma resina vermelho escura, sendo uma das fontes da substância conhecida como sangue de dragão, que serve para tingir madeira, tais como os violinos "Stradivarius" e também para colorir vernizes. Suas folhas e cascas tem propriedades medicinais. 

A Dragon Tree foi usada no cenário do filme de Marilyn Monroe "Some like it hot", filmado em 1958.

A maior do Brasil

Uma espécie da Malásia, plantada no orquidário do IBAMA teve que ser retirada do orquidário. A planta desenvolveu-se à altura de 3 metros e floresceu pela primeira vez., dando 400 flores no tom amarelado. e marrons .Na Malásia, a espécie  é a maior do mundo. 

Aqui em casa fico espreitando e desejando ver as minhas pequenas orquideas florescer. Essa semana uma beleza perfumada está alegrando meu cantinho verde. 

Palmeira de Madagascar


Originária de Madagascar,  essa palmeira (Pachypodium Geayi) pertence à família das Apocynaceae. Sua haste cresce até 50cm de diâmetro e 6 metros de altura. Quando adulta, fornece uma inflorescencia branca de miolo amarelo. 

Essa palmeira tem um tronco de coloração cinza metálico, e quando cultivada a sol pleno, a nervura principal de suas folhas adquirem um tom rosa brilhante. a planta tem espinhos ou arestas cortantes, devendo-se ter  extremo cuidado ao manusea-la.  Todas as partes da planta são venenosas se ingeridas . 

Samsung vende lâmpada que duraria 36 anos

Esta semana, a Samsung começou a vender, nos Estados Unidos, uma nova linha de sete lâmpadas LED projetadas para durar mais e consumir menos.
A linha A19  duraria por até 36 anos (uso diário de 3 horas) e consome até 75% menos energia do que as lâmpadas incandescentes de 40W comuns. Em média, os LEDs consomem 1/3 de uma lâmpada incandescente.
Esse consumo menor vem atrelado a outras vantagens do LED – não esquenta, não emite UV nem infravermelho e emite luz de forma mais uniforme. Bacana, né? Agora, quanto à duração de 36 anos….
Vale dizer aqui que o cálculo dos anos (ou das 40 mil horas) é meio polêmico. Essas medidas de funcionamento de LED são muito difíceis de avaliar. Os fabricantes costumam especificar entre 25 mil e 50 mil horas de funcionamento, mas isso é calculado com base na diminuição do brilho, e no quanto as pessoas notam essa diminuição com o tempo. (Para quem se interessar, tem um post bem bacana no NYT sobre essa duração. Recomendo. =))
Resumindo, essa medida pode não dizer muito – mas o baixo consumo da linha da Samsung parece valer a pena. O preço, pelo menos lá fora, é meio salgado: entre U$ 17 e U$60 por lâmpada.